Rádio Kativa FM

Educação 28/04/2025 0 leituras

Enem 2025: prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição é prorrogado; veja novo calendário

Quem estava isento em 2024 e não compareceu à prova deve justificar a ausência para ter direito à gratuidade da taxa novamente. Professores do Piauí comentam provas de matemática e ciências da natureza no Enem 2024 no Piauí

Ler matéria completa
Política 28/04/2025 0 leituras

Prisão de Collor: por que ministro Zanin não vai votar pena do ex-presidente no STF

Ministro se declarou impedido de atuar no caso. STF conclui julgamento nesta segunda-feira (28), mas ministros já formaram maioria para manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor. Ministro Cristiano Zanin durante Sessão plenária

Ler matéria completa
Mundo 28/04/2025 1 leituras

Apagão em Portugal e Espanha afeta sistema de trens e aeroportos

Queda de energia deixou passageiros do metrô no escuro em Lisboa e Madri. Não se sabe ainda a origem do problema. Apagão em Portugal e Espanha afeta sistema de trens e aeroportos Queda de energia deixou passageiros do metrô no escuro em Lisboa e Madri. Não se sabe ainda a origem do problema. Um apagão de causas ainda desconhecidas afeta regiões de Portugal e Espanha no início da tarde desta segunda (28), no horário local.. A queda de energia paralisou a circulação de trens na Espanha e do metrô de Madrid. Também afetou operações no aeroporto internacional de Barajas, em Madri.. Em Portugal, moradores de Lisboa e do Porto estão sem energia. Passageiros ficaram no escuro no metrô de Lisboa. Os trens foram esvaziados.. Trânsito ficou caótico em grandes cidades devido ao apagão dos semáforos. Hospitais funcionam com apoio de geradores.

Ler matéria completa
Mundo 28/04/2025 1 leituras

Bênção a casais gays, celibato opcional e outras polêmicas da Igreja: como pensam os 10 papáveis cotados para o cargo?

A partir de um levantamento de entrevistas, pronunciamentos públicos e análises do Vaticano, o g1 elencou os posicionamentos dos dez cardeais que têm mais chance de substituir Francisco.

Ler matéria completa
Economia 28/04/2025 0 leituras

Dólar abre em alta nesta segunda-feira, de olho em tarifaço e à espera de novos dados econômicos

Na sexta-feira (25), a moeda norte-americana recuou 0,13%, cotada a R$ 5,6841. Já o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira encerrou com um avanço de 0,12%, aos 134.739 pontos. Dólar

Ler matéria completa
Economia 28/04/2025 1 leituras

Déficit das contas externas sobe 60% no 1º trimestre, diz BC; investimento estrangeiro recua

Em geral, rombo maior tem relação com o crescimento da economia. Balança comercial piorou no período – ou seja, Brasil importou mais e exportou menos, levando recursos para fora do país. O rombo das contas externas brasileiras avançou cerca de 60% no primeiro trimestre deste ano, ao mesmo tempo em que o investimento estrangeiro direto no país recuou, informou o Banco Central (BC) nesta segunda-feira (28).

Ler matéria completa
Economia 28/04/2025 0 leituras

Boletim Focus: mercado reduz estimativa de inflação para 2025 pela 2ª semana seguida, para 5,55%

Números foram divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (28). Projeção dos analistas dos bancos de crescimento da economia neste ano permaneceu em 2%. Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação de 2025 pela segunda semana consecutiva.

Ler matéria completa
Política 28/04/2025 0 leituras

Líder do PL expõe acordo político de divisão de emendas e gera mal-estar na cúpula do Congresso

A guerra pela votação do projeto da anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023 fez o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, expor publicamente o acordo político sobre a distribuição de emendas de comissão, gerando mal-estar na cúpula do Congresso Nacional.

Ler matéria completa
Mundo 28/04/2025 0 leituras

Putin anuncia cessar-fogo de 3 dias na Ucrânia em maio

Trégua ocorrerá entre 8 e 11 de maio, segundo governo russo. Anúncio ocorre em meio a críticas de Donald Trump a Vladimir Putin por ataques a Kiev. Ucrâna ainda não se pronunciou. Rússia bombardeia Kiev com mísseis e drones

Ler matéria completa
Mundo 28/04/2025 0 leituras

Papa Francisco foi 1º pontífice não-europeu em mais de mil anos — mas não foi o único

Grande maioria dos papas veio da Itália — mas houve papas do Oriente Médio e do norte da África também. Nascido na Argentina como Jorge Bergoglio, o papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano e também o primeiro da ordem dos jesuítas — mas ele não é o primeiro papa de fora da Europa.

Ler matéria completa
Vamos conversar?